12 de set. de 2009

ATITUDES PRECONCEITUOSAS I

Atitudes Preconceituosas I
Muriel Elisa Távora Niess Pokk

Fazendo pesquisas em escritórios, fábricas, oficinas e outros lugares, vi que o preconceito é acentuado contra o portador de deficiência.
Vi chefes, encarregados e funcionários em geral que tomam atitudes preconceituosas, sem ao menos tentar ver as qualidades do ser humano, sem ao menos tentar ver todo o esforço que faz o portador de deficiência para no trabalho dar o máximo de si mesmo.
Ao ser comunicada sobre o tratamento dado a um portador de deficiência visual numa agência de empregos, eu mesma resolvi me passar por deficiente visual e fui pedir emprego nesse local.
Logo que cheguei, um rapaz perguntou o meu nome e me falou:
- Senta nessa cadeira aí.
Claro que vi a cadeira, mas procedi como um deficiente visual. Tateei com a bengala ao meu redor, procurando a cadeira (a cadeira estava mais ou menos há um metro e meio de distância de onde eu estava). Uma moça que portava muletas e estava procurando emprego também, levou-me até a cadeira.
Chamaram o meu nome. Ninguém me disse onde se localizava a mesa. A mesma moça, com pena de mim, segurou-me pelo braço e levou-me até a recepção.
Assim que cheguei à mesa, a recepcionista estendeu a mão para cumprimentar-me. Mas sua mão ficou ali parada “no meio do caminho” esperando que minha mão fosse até ela.
Depois de alguns segundos, ela abaixou a mão, pegou um formulário e o estendeu para mim, pedindo que eu o preenchesse com meus dados.
Claro que não peguei o papel...um deficiente visual não vê o que lhe está sendo oferecido.
A moça franziu o sobrolho, deu um suspiro irritado, segurou minha mão e colocou o papel sobre ela.
Passei a mão sobre o papel e disse:
- Não está em Braille.
Ela respondeu:
PEDE PRA ALGUÉM PREENCHER PARA VOCÊ.
Texto registrado em cartório

* Muriel é palestrante sobre a síndrome de Down.
* Em 1994 - Criou na religião Católica Apostólica Romana o curso de catequese, (curso de religião) para pessoas com deficiência intelectual, possibilitando assim que os mesmo pudessem fazer a primeira comunhão.* Em fevereiro de 2.000 – Criou a 1ª sala de bate-papo para portadores de deficiência. Pelo ineditismo da mesma, publicaram o fato, vários jornais entre eles: 1) Diário Popular, 14/03/2000 (caderno informática, págs. 1 e 3); 2) O Globo, do Rio de Janeiro (caderno Informática, pg. 7); Consta ainda na ata da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo "ATO DE LOUVOR" .
* Em fevereiro de 2000 - Criou O Site Grandes Encontros
http://www.grandesencontros.com.br . Primeiro site do mundo de encontros para pessoas portadoras de deficiência.
* 2005 - Participou do grupo Movitae - estudo da célula tronco. Aprovado 04 de março de 2005, Câmara, Brasília.
* 2006 – 10 de maio - agraciada, com o troféu: "Mulher de sucesso 2006", Câmara Municipal de SP.

Nenhum comentário: