31 de mai. de 2010

ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS PODEM FAZER MAL

A parte digestiva é uma das responsáveis por todos os descontroles que ocorrem em nosso organismo. Portanto uma alimentação natural ajuda nosso organismo a se recuperar de qualquer instabilidade.
Não são os alimentos que nos fazem ficar doentes e sim os produtos neles contidos como por exemplo, os corantes, os espessantes, conservantes, flúor, bromato, iodo, Benzeno etc.
Eis alguns produtos que podem fazer mal: enlatados de qualquer espécie; compensados como salame, presunto, mortadela, peito de peru, linguiça, salsicha; queijos amarelos; gorduras em geral; bebidas alcoólicas; sucos em pó, em caixinha ou garrafa; refrigerantes de qualquer espécie; pasta de dente que contenham flúor; pão francês; sal iodado; açúcar branco e adoçantes arficiais.
Nos alimentos vendidos em latas, caixas ou vidros são adicionados conservantes, espessantes e corantes. Os aditivos mais usados nos enlatados são os sulfitos, os notratos e o glutamato monossódico (GMS). Os sulfitos podem causar alergias respiratórias; os nitratos que se combinam com os aminos nas comidas, formam as nitrosaminas, que podem provocar danos cerebrais e câncer. As dores de cabeça também estão associadas ao glutamato monossódico e altos níveis da substância causam cegueira em animais.
Outros aditivos, como cores e sabores artificiais, são considerados fatores de risco pois causam câncer em animais.
A Tartrazina é um corante de cor amarela e está presente em muitos alimentos e medicamentos. É encontrada em alimentos como balas coloridas, caramelos, confeitos, sucos artificiais, gelatinas e similares.
Seu uso está permitido na legislação brasileira como aditivo alimentar. O corante Tartrazina tem ainda seu uso autorizado para medicamentos tanto adultos como infantis.
Estudos realizados nos Estados unidos e Europa comprovam casos de reação alérgica ao corante Tartrazina como: asma, bronquite, urticária, rinites, náuseas, broncoespasmos, eczema, dores de cabeça e sintomas que vão da hiperatividade à depressão. Em decorrência disso, a utilização desse corante é proibida em alguns países, como a Noruega, enquanto no Brasil é permitida.
Os refrigerantes diet contém Benzeno, substância com alto potencial carcinogênico que, se consumida regularmente, pode causar tumores.
O sal deveria ter misturado ao seu conteúdo apenas 20% de iodo, mas, hoje em dia, esse percentual chega a 80%, sendo que o excesso do produto vem causando à população descompensação da tireóide, provocando, o hipertiroidismo e hipotireoidismo.
O flúor, colocado em algumas pastas de dentes, foi proibido nos Estados Unidos por ter sido comprovado que ele causa câncer. Aqui no Brasil, além de ser colocado nas pastas de dentes, também é colocado na água potável.
O pão francês leva bromato para que a massa cresça, substância que, em escesso, ou cozida em temperadura inadequada, causa câncer.
Procure um profissional em nutrição, faça uma alimentação saudável e tenha saúde para sempre.
Esse texto está registrado em cartório.

Nenhum comentário: